30/04/2007

Novas Exigências do Mercado

Por Andrelissa Ruiz


Com o avanço tecnológico instalado no mercado de trabalho atual, no jornalismo não seria diferente. Os meios de comunicação se reciclam diariamente, é difícil acompanhar o ritmo frenético das informações imediatas on-line sem o fazer. No papel de comunicador, o jornalista assume o papel que vai além de contador de fatos, os jornalistas online terão um papel central na ligação entre as comunidades, isso porque tanto as transformações tecnológicas como as mudanças dos valores e pensamentos sociais são de extrema importância e modificam a forma da transmissão das notícias. Mediar a informação ajustá-la ao veículo de mídia usado, pensar no receptor e repensar na repercussão são tens imprescindíveis para um jornalista ético.
Atualmente esses profissionais são vistos como multimídias, isto é, deve ter a capacidade de executar tarefas em todos os setores, os jornalistas, mais do que nunca, precisam misturar aptidões, trabalhar com a criatividade para mesclar textos, fotos, áudio e vídeo. Para as externas em veículos de comunicação eletrônicos, o repórter sai com uma caneta, um bloco de notas, um gravador de áudio, uma máquina fotográfica digital e às vezes ainda uma câmera digital. Para esse profissional muito mais que técnica é necessário ter o “faro” jornalístico, o famoso “felling” para selecionar e interpretar as informações que bombardeiam a todo o momento os cenários de grandes metrópoles como, por exemplo, São Paulo.
A capacidade e versatilidade se mesclam e mais do que nunca para o novo jornalista a baliza sólida deve ser a tecnologia, mas, sobretudo o pensamento crítico. Aliando a boa escrita com os outros sentidos dos ser humano. Para não se deixar corromper pela mecanização do setor e nem perder o humanismo.


* Abril Jornalista – Comemoração ao Dia do Jornalista.



Fique por dentro


AROSO, Inês Mendes Moreira (2003) - A Internet e o novo papel do jornalista. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. [Online] Disponível em http://www.bocc.ubi.pt

Nenhum comentário: