21/05/2007

‘Raça’ humana como dom de Deus

Por Mayara Evangelista


Crenças, esperança e fé. Estes são os sentimentos abrigados no Quilombo dos tempos modernos. Pelas ruas da Cidade Tiradentes encontra-se um mundo diferente do que é pintado nas reportagens dos telejornais. Ao contrário do que muitos pensam as pessoas podem transitar tranqüilamente pelo bairro. Uma das coisas que mais chamam atenção é a quantidade de igrejas do local. A cada esquina existe uma, ou melhor, duas de uma só vez. Na maioria das vezes elas são vizinhas e dividem o mesmo muro.
A religiosidade da região não pára nas construções. Existe um respeito entre os seguimentos religiosos, principalmente quando se trata da questão: Consciência Negra. Em 2006, participei de dois importantes eventos para a valorização das raízes afro-descendentes. Um foi o Terceiro Encontro Inter-religioso ocorrido na Casa da Fazenda que reuniu representantes das religiões locais como o candomblé, a umbanda, o budismo, o catolicismo, o protestantismo e o kardecismo. E o outro, a missa afro na Paróquia Cristo Ressuscitado que contou com a participação de crianças e adultos trajados a caráter. Roupas estampadas, comidas típicas, alegria! Para mim foi uma surpresa participar de um encontro respeitoso entre pessoas com crenças tão distintas, além da missa, claro, que foi sem dúvida uma das mais animadas e especiais que já presenciei. O ritmo afro é empolgante, não tem como ficar parado.
Unidos por um objetivo maior: o amor como forma de propagar a paz e a luta pela igualdade. Essas foram as palavras de todos os religiosos participantes. Em ambos encontros, a negritude foi exaltada, e acima disso, foi salientado que a ‘raça’ humana é um dom de Deus e que antes de qualquer coisa somos todos filhos dele independente de como o chamamos ou da tonalidade de nossas peles. Digo ‘raça’ porque ainda existem aqueles que insistem em utilizar esse termo como forma de preconceito.
Uma coisa é certa, a fé e a esperança em um Brasil mais consciente e igualitário estavam estampadas no brilho do olhar de todos os que participaram desses eventos, inclusive no meu. O trabalho de formiguinha surte efeito a partir do momento que nós mudamos nós mesmos e os que estão dentro de nossas casas.

Nenhum comentário: