22/03/2007

Cacau escreve livro sobre o Nordeste

Por Mayara Evangelista

José Cláudio de Omena, mais conhecido como Cacau, 45 anos, casado e pai de dois filhos, é morador da região de São Miguel e apesar de ter como profissão oficial o cargo de fiscal de obras da Sabesp é escritor, artesão e editor cultural na associação Sabesp. Ele garante que ser escritor é umas das suas atividades mais prazerosas.
Em seu segundo livro, titulado Retratos da Seca e da Fé, ele narra a história com uma mescla de cultura nordestina, tradições e a incontestável devoção ao Pe Cícero. Para escrever o livro Cacau viajou até Juazeiro do Norte, Ceará e com riqueza de detalhes descreveu os locais e as cenas por onde passou. Numa linguagem simples ele traduziu a religiosidade de um povo que convive com a seca e também tem a esperança de um amanhã melhor. Inclusive, a vinda dele para São Paulo foi em busca de melhores condições de vida, seu grande sonho era se formar em História “eu queria passar o conhecimento para meu povo” afirma.
Cacau assegura que uma das suas maiores recompensas é o reconhecimento em especial do Papa. Em dezembro de 2006 ele escreveu uma carta para o Papa e enviou junto com um livro a ele. Para sua felicidade o Pontífice respondeu parabenizando-o um mês depois.
Com a veia artística, seu trabalho não se limita na edição desse livro. Em 2003 já havia lançado o Manual do Nordestino, com expressões da linguagem nordestina como se fosse um mini-dicionário. Além de artesanatos em madeira e pinturas em quadros que faz por hobby.
Ele não se formou em História, mas conquistou seu espaço e hoje vende seu livro a apenas R$10, como ele diz “um valor simbólico” pelo trabalho que ele mesmo custeou
.

Nenhum comentário: